quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Almôndegas: será que tem muita diferença comprar pronta ou fazer em casa?

 
 
Até que ponto vale a pena se entupir de produtos industrializados porque são mais rápidos e práticos de preparar? Será mesmo que uma alimentação saudável e balanceada leva tanto tempo assim? Essa receita de almôndega eu fiz em casa, e o preparo foi super rápido, dá para preparar em maior quantidade e congelar ao invés de comprar as que já vem prontas, cheias de gorduras, sem fibras, cheias de aditivos químicos, etc. Assim como grande parte da sua vida, alimentação também pode e deve ser programada. Segue a comparação de almôndega caseira com duas marcas industrializadas:
 
 Informação Nutricional por porção (3 unidades)

O que contém cada uma?
 
üSadia: carne bovina, água, farinha de rosca, farinha de trigo, enriquecida com ferro e ácido fólico, condimentos naturais, sal, regulador de acidez lactato de sódio (INS 325), estabilizante polifosfato de sódio (INS 452i), realçador de sabor glutamato monossódico (INS 621), antioxidante eritorbato de sódio (INS 316) e Aroma natural de pimenta preta.
üQualitá: carne bovina, água, gordura bovina, proteína texturizada de soja, farinha de rosca, cebola, sal, proteína solúvel de soja, salsa, aromas idênticos aos naturais de cebola, manjerona, alho e pimenta-do-reino, antioxidante eritorbato de sódio e acidulante ácido cítrico.
üCaseira: carne bovina, ovo, farelo de aveia, farinha de chia, linhaça dourada, cebola, alho, salsinha, sal e pimenta do reino.

 
Quais são as vantagens da caseira?

qNão contém glúten, diferente das industrializadas analisadas;
qNão contém nenhum tipo de aditivo químico, já uma das marcas industrializadas contém: regulador de acidez lactato de sódio (INS 325), estabilizante polifosfato de sódio (INS 452i), realçador de sabor glutamato monossódico (INS 621), antioxidante eritorbato de sódio (INS 316) e Aroma natural de pimenta preta; e a outra marca, apesar de conter menos aditivos químicos também contém: antioxidante eritorbato de sódio e acidulante ácido cítrico;
qContém praticamente metade da quantidade de gorduras totais quando comparada as duas marcas industrializadas;
qA diferença na quantidade de gordura saturada é absurda. As industrializadas tem 4 e 5 vezes mais gordura saturada do que a almôndega caseira;
qContém ômega 3, enquanto as industrializadas não. O ômega 3 está associado a proteção do coração, auxilia nas funções cerebrais e saúde dos olhos, além de ter ação anti-inflamatória e auxiliar no sistema imunológico.;
qA caseira é fonte de fibras (17,8% das necessidades diárias de fibras) enquanto as industrializadas não contém ou contém uma quantidade muito baixa.
 
Não se deixe enganar pela "praticidades" do supermercado! Quem paga por isso é a sua saúde. Dedique um tempo para a sua alimentação e tenha mais qualidade de vida! Lembre-se: quanto menos industrializados, melhor, sempre!
 
Receita
Ingredientes:
 500 gramas de carne moída (usei alcatra)
1 ovo
2 colheres de sopa de farelo de aveia
2 colheres de sopa de semente de linhaça dourada
2 colheres de sopa de farinha de chia
2 colheres de sopa de cebola picadinha
5 dentes de alho
1 colher de sopa de salsinha picada
Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes com as mãos até ficar bem homogêneo. Faça bolinhas do tamanho que preferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário